Edição – manipulação da percepção


Um filme só ganha vida a partir da edição – montagem. Antes disso existem apenas imagens avulsas.

Lev Kuleshov, cineasta Russo (1899-1970), demonstrou a necessidade de considerar a montagem como o instrumento básico da arte do cinema. Em sua opinião, não é o conteúdo das imagens em um filme que é importante, mas a sua combinação.

Kuleshov montou um pequeno filme, onde mostrava o rosto sem expressão de um homem, alternado com imagens de um prato de sopa, uma menina e o caixão de uma menina.

O filme foi exibido para um público que acreditava que a expressão no rosto do homem era diferente a cada vez que ele aparecia, dependendo se ele estava olhando o prato de sopa, a menina, ou o caixão, mostrando uma expressão de fome, desejo ou tristeza, respectivamente. Na verdade, a expressão do homem era a mesma sempre.

A implicação é que os telespectadores traziam suas próprias reações emocionais a essa seqüência de imagens e, em seguida, atribuiam seus próprios sentimentos ao rosto impassível do ator.

No entanto, o trabalho de um editor não é simplesmente colocar pedaços de um filme juntos mecanicamente,  ou editar cenas de diálogo. Um editor de cinema deve trabalhar criativamente com as camadas de imagens, história, diálogo, música, guiar a narrativa e o ritmo de uma história, criar a ilusão de perigo onde não existe, dar ênfase às coisas que de outra maneira não teriam sido observadas, criar um ponto de vista em situações estúpidas e até mesmo criar uma conexão emocional subconsciente vital para o espectador, re-imaginar” e até reescrever o filme. Os editores, hoje em dia, desempenham um papel dinâmico na criação de um filme.

É uma arte de contar histórias. A edição é muitas vezes referida como a “arte invisível”, porque quando bem executada, o espectador se torna tão envolvido que nem percebe o trabalho do editor.

*Alfred Hitchcock falando sobre montagem.

Venha entender como a edição pode influenciar a narrativa de um filme. Sou o Pedro Breitman e espero você no Curso de Produção em Vídeo.

Mais informações,
curso@inmovimento.com.br
Siga a gente no Twitter, Facebook e Vimeo!!!

    

Esse post foi publicado em Curso de Produção em Video, Edição e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s