A Decadência e Ascensão dos Downloads “Ilegais” – Parte II

Acreditem se quiser: estamos vivendo a era de ouro do mercado de download legal de música… sim! Isso mesmo. As pessoas estão pagando para ouvir música – mas nos Estados Unidos. No final do ano passado, o judiciário americano determinou o fim do Limewire, um software de p2p. Resultado: a “pirataria” caiu 43% nos EUA. O Limewire tinha 50 milhões de usuários que migraram pro itunes. Mas e o cinema?

Ações judiciais têm punido consumidores piratas de música em valores expressivos, como no caso de um jovem condenado a pagar 675 mil dólares pelo download de mp3 e outro em 2 milhões por causa de 24 downloads realizados dentro de uma universidade(3). O mesmo ativismo judicial anti consumidor pirata também pode ser encontrado na Europa, em particular na Alemanha e em Portugal.
Assim, os estúdios de Hollywood andam tranquilos. Nos EUA, já estão alugando filmes através de TV a cabo por 30 dólares. Uma espécie de pay-per-view de aluguel de filmes ainda em cartaz que dura 3 dias. A Apple também já entrou neste mercado de aluguel de filmes online. Enquanto isso, os ingressos no cinema já beiram os 25 dólares(4). Estaria portanto o download “ilegal” em franca decadência? 

Por outro lado, a “pirataria” está incontrolável em países como o Brasil, a Rússia, China e outros do leste europeu. Estes países não têm uma formação histórica liberal, que defende a propriedade privada com unhas e dentes, como na América, mas orientação socialista – ambas são características culturais antagônicas arraigadas.

Conseguirá as Nações Unidas encontrar um meio termo mundial? Ou realmente viveremos divididos entre o mundo rico, que pode pagar pela infinidade de produtos culturais que são lançados diariamente, e o mundo pobre, obrigado a pirateá-los por uma questão de sobrevivência cultural?

*Leia a parte 1 deste artigo.

___________________

(1) http://www.bcs.org/content/conWebDoc/39546
(2) http://www.macon.com/2011/04/05/1513346/consumers-warned-about-(3) watching.html
(3) http://www.theseahawk.org/news/uncw-cracking-down-on-illegal-downloading-1.2145990
(4) http://mediamemo.allthingsd.com/20110331/hollywood-rolls-out-30-rentals-smart/ 

Tenha a experiência completa do cinema. Entre em contato conosco: 51-3343.6866 ou curso@inmovimento.com.br.
Segue a gente  e participe de nossas promoções e sorteios!!!
    
Esse post foi publicado em Legislação e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s