O Papel do Diretor de Cinema no Corpo do Ator

A arte da representação de uma persona por um ator tem a mesma natureza do espaço e do tempo, isto é, possui um universo de formas e ritmos. O domínio técnico destes elementos, pelo ator em seu corpo e pelo diretor em seu olhar, realiza o casamento perfeito do sujeito e do objeto, e o produto inevitável desta síntese é a obra-prima da cena, o elemento mais essencial do filme.

O trabalho do corpo pelo ator tem três dimensões – naquilo que depende só dele: a dimensão de suas emoções, de sua expressão física e o diálogo destes elementos com o mundo exterior da narrativa, do desenho de produção e da vida real. O uso destas dimensões tem vários níveis, dos mais naturalistas aos mais artificiais, e depende muito do diretor – mas a preparação e a composição do papel é um longo caminho pessoal que já foi estudado por várias escolas de interpretação. Stanislavski, Meierhold, Tchekov, Artaud, Brecht, Grotóvski, Peter Brook e Eugenio Barba são os nomes obrigatórios que fundamentam, com outros grupos teatrais, as técnicas de atuação no teatro. E como muitos grandes atores e diretores de cinema vieram dos palcos, acabaram contribuindo com seu trabalho para a nossa compreensão do filme como uma 7ª arte que inclui as outras artes clássicas dentro de si.

O diretor que conhece atuação reconhece melhor o talento de um ator e é capaz de integrá-lo melhor ao texto e ao desenho da produção. Daí a interpretação ser um dos elementos da tomada, e o seu processo de criação não ficar nas mãos do ator. A não ser que esta seja a intenção, comum em Hollywood e na escola do Actor’s Studio. Glauber Rocha, outro dos maiores diretores de cena da história do cinema, revoltou-se com o primado do ator, e inverteu esta concepção em seus filmes:

Quer fazer um curso completo de produção audiovisual?

Entre em contato conosco: 51-3343.6866 ou curso@inmovimento.com.br.

Segue a gente  e participe de nossas promoções e sorteios!!!

    

Esse post foi publicado em Direção de Cena e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s