Entrevista com Vinícius Nisi – diretor do clipe “Oração” da Banda Mais Bonita da Cidade

8 dias e quase dois milhões de views. Sem contar as visualizações nas cópias do filme, twittadas de famosos e exposição em grandes veículos da mídia.
Estamos falando do clipe da música Oração da Banda Mais Bonita da Cidade. Um plano sequência com áudio feito ao vivo, com clima aconchegante e festivo. Se tu não viu ainda, olha aí (e se já viu, aproveita de novo porque é bom!):

Para entendermos um pouco mais do processo de criação e produção, entrevistamos o Vinícius Nisi – Concepção e direção do clipe!

Inmovimento: Como foi feita a seleção das pessoas que apareceram no clip? Era um monte de amigos que tocam diferentes instrumentos ou teve gente que se conheceu ali mesmo?
Vinícius: Um monte de amigos. Nossa “turma” é bem heterogênea, tem atores/atrizes, estudantes, músicos, técnicos de som… Tudo isso. São a turma mesmo. Os meninos que estavam fazendo a “fotografia” do vídeo e a captação, idem. São todos profissionais na vida real, trabalham com cinema, publicidade, fotografia de shows, etc…

Inmovimento: Quantas vezes vocês filmaram e qual foi o take usado?
Vinícius: Ensaiamos duas vezes o final, filmamos 6 takes, mas usamos o 4. Porque o último (que foi o “perfeito”), esbarramos na tomada e não gravou o áudio da “cena final”. rs

Inmovimento: Como foi o processo de mixagem de som?
Vinícius: Foi complicadíssimo!!! Tiramos o chapéu para João Caserta, meu talentoso amigo, que aparece no clipe arrastando cabos, plugando microfones e etc. rs Ele fez a mixagem desse material, eu fiz a masterização.

Inmovimento: Teve mais roteiro ou a maior parte foi improviso?
Vinícius: Teve um roteiro, mais pensando em como distribuiríamos as pessoas para que todos conseguissem ter seus instrumentos gravados do que qualquer outra coisa. A escada, só vimos que dava pra usá-la quando chegamos lá. Digo isso por causa das comparações com o Nantes. Eu me inspirei muito mais em Sunday Smile, mas enfim. rs

Inmovimento: Qual foi a maior dificuldade na pré-produção?
Vinícius: A pré produção foi bem fácil. O mais complicado foi a correria na sexta-feira à noite (antes de viajarmos no sábado muito cedo) passando em estúdios e casas de amigos para conseguirmos cabos, pedestais e microfones suficientes!!! rs

Inmovimento: E na produção?
Vinícius: A cidade era 220V, por ser quase santa catarina. Ferrou! Queimei um pré-amp, a fonte do microfone sem fio (que tivemos que abortar, por isso o Léo Fressato segura o gravador! rs) e os meninos da fotografia queimaram uma luz deles também. Tínhamos um transformador “de geladeira” para todo o equipamento que não era bivolt.

Inmovimento: E na pós?
Vinícius: A mixagem, com certeza, quando ouvi a primeira versão da mix fiquei boquiaberto, estava muuuito longe do que eu imaginava! =) créditos a João Caserta, dono do blog case-RTA.blogspot.com

Inmovimento: Um fato engraçado sobre o processo?
Vinícius: A cadelinha do clipe, a Falcatrua. Eu não tinha deixado eles levarem, ela é do baterista e da saxofonista. Eu tinha certeza que ela latiria no melhor take. rs

Inmovimento: Qual câmera vocês usaram?
Vinícius: uma HMC… Não lembro o resto… Desculpem… o câmera Steadicam foi o André Chesini, fez um trabalho fantástico…

Inmovimento: Quantos gravadores de áudio foram necessários?
Vinícius: seis:
Gravador de mão Zoom H2;
Gravador de mão Zoom H4n;
Shotgun Rode NTG-2 na câmera;
Laptop com mbox pro;
Laptop com mbox mini;
Laptop com motu ultralite mk-3 hybrid.

…e tem canal que serviu pra uma coisa no começo que serviu pra outra no final. Todos não sincronizados, foi necessário uma tarefa árdua de sincronização de arquivos no pro tools, automações e etc.

E para finalizar, mais uma declaração do Vinícius:

Aquilo tudo foi uma brincadeira com esses meus amigos talentosos. Era pra ser algo bonito pra mostrarmos aos amigos e parentes. E deu no que deu”.

Trabalho feito com paixão dá nisso, né!

Dá pra acompanhar a banda pelo twitter! O próximo show é em Curitiba, no dia 9 de junho no SESC da Esquina. Quem estiver por lá pode aproveitar a oportunidade.

Quer fazer um curso completo de produção Audiovisual? Clica Aqui!!

Nos acompanha!

    

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s