O Universo Comum do Cinema e da Publicidade

“A diferença entre cinema e propaganda é que no cinema eu conto uma história em 90 minutos, enquanto na propaganda tenho que fazer isso em 30 segundos”.
Carlos Manga, cineasta e diretor de TV

Muito se fala de cineastas que fazem comerciais e de diretores publicitários que fazem filmes. Wim Wenders saiu do cinema novo alemão para o mundo dos videoclipes do U2 e dos comerciais de cerveja. Ridley Scott saiu do mercado publicitário inglês, onde já em 1984 fazia comercial pro Mac da Apple, para criar Blade Runner, com Harrison Ford.
Esta via de mão dupla tem sido comum principalmente em países sem uma indústria cinematográfica avançada, como é o caso do Brasil e da Europa. De qualquer forma, industrial ou não, tanto o cinema como a publicidade não vivem sem mercado – embora não seja apenas nisso que ambos se relacionem. Antes mesmo de serem commodities, cinema e publicidade têm uma mesma linguagem, a linguagem audiovisual – cujo desafio de produção é o mesmo.

“Da publicidade eu levei um grande respeito pelo apuro técnico, um grande respeito por orçamentos e prazos e, finalmente, a convicção de que cinema se faz com muito planejamento e disciplina.”
Ugo Giorgetti, cineasta e diretor de comerciais

Assim, compartilhando a mesma linguagem, cinema e publicidade se diferenciam apenas pelos gêneros de discurso, pois seus produtos passam tanto na telona, como na TV, e ainda possuem premiações parecidas em Cannes e em Nova York. A grande diferença, no entanto, está na interação maior que a publicidade tem com mídias impressas. Mesmo aí, a arte do storytelling, também comum a ambas, reaproxima o universo do cinema ao da publicidade.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s