O Olhar Cinematográfico do Pânico na TV


À parte todas as críticas que se pode fazer ao programa Pânico na TV (apelativo, machista, grotesco, fútil, exibicionista, erotizante, desrespeitoso, cruel, invasivo, violento e imaturo), há de se reconhecer que ele é muito bem produzido (é até exibido em 3D!) e, mais do que isso, muito bem dirigido e editado.
Ano passado, o Pânico apresentou um quadro chamado “O Nome do Pai”, dividido em vários capítulos semanais, em que um dos apresentadores do programa, Evandro Santos, expulso de casa na juventude, volta para sua cidade natal em busca do nome de seu pai, que ele nunca conheceu na vida.
No quarto episódio da saga, contada em voice over por Emílio, nos surpreendemos com uma brilhante montagem paralela de uma reportagem “documentário”, com depoimentos de Evandro enquanto volta pra casa junto de Sabrina Sato, e de uma “dramatização” da história de sua expulsão. De forma muito criativa, o drama é contado de trás para frente, de maneira que presente e passado caminham na mesma direção: a casa de sua mãe nos dias de hoje.
Mas o de trás para frente do drama é em reverso mesmo, com diálogos invertidos – feito que nem filmes como Amnésia ou Irreversível conseguiram alcançar no cinema. O efeito é emocionante e chocante, reforçado pela trilha de Philip Glass e por insertos do filme Koyaanisqatsi. Confira um trecho:

Câmera na mão, diversidade de enquadramentos, edição rápida e a o suspense sempre guardando as revelações para o próximo capítulo tornam tudo muito excitante. Nem as novelas possuem uma linguagem audiovisual tão rica e tão próxima do storytelling cinematográfico.

Nos acompanha!

    

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s