A Hybris por Trás de Todas as Histórias, Parte I


A HYBRIS

Hybris ou hubris (no original, ὕϐρις, “hýbris”) é um conceito grego que pode ser traduzido como “tudo o que passa da medida, descomedimento”. De tal maneira que aquilo que perde sua harmonia acaba entrando em conflito – eis o fundamento de qualquer história.
Tradicionalmente, da tragédia grega até os dias de hoje, hybris alude a uma confiança excessiva, um orgulho exagerado, presunção, arrogância ou insolência (originalmente era contra os deuses), que com frequência termina sendo punida. O ser humano que comete húbris é aquele culpável de desejar mais do que aquilo que lhe foi concedido pelo destino. O castigo para a húbris é a nêmesis, que tem como efeito fazer o indivíduo retornar aos limites que transgrediu, na tragédia – ou superá-lo, no drama.

1. HOMEM VS. NATUREZA

Esquece-se o Ser Humano que sua Cultura também é Natureza, que ela está dentro do Universo e que também é uma subcriação deste. Insistir neste conflito é, na melhor das hipóteses, uma ilusão racionalista, e, na pior, uma hybris, uma “tentação” de domesticar a realidade à sua volta. O homem é tão “parte” deste “todo” que todo o sentido de “medida”, “equilíbrio” e “harmonia” serve tanto para descrever sua saúde e a qualidade de um ecossistema, como a relação entre notas musicais ou a engenharia de uma obra. Da sua vontade de poder, contudo, surgirá o conflito e, deste, o filme.

“Homem Vs. Natureza” é o primeiro tema da série “A Hybris por Trás de Todas as Histórias” – um estudo sobre os fundamentos do storytelling, a arte da narrativa.

E nos acompanha!

    

Esse post foi publicado em Storytelling e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s